“Dia da Fraternidade”
20 de julho de 2021
“Dia do Círculo Bíblico”
22 de julho de 2021

“A Vida da Graça – Doutrina Chave na Vida da Mensageira”

A vida de Deus em nós – Vida de Amor.

O Mistério da Santíssima Trindade que deve ser mais rezado: “… ficarei só, mas não estrei só. O Pai estará comigo…” Pensar que pela graça, nunca estamos sós. Pensamento de muita serenidade na vida.

Pelo Batismo (Gal 3, 26-27) somos “incorporados no Cristo”, “revestidas de Cristo” – pensamento importante, até mesmo como um lembrete a favor da modéstia: um só em Jesus Cristo! Videira… Ramo… Etc.
Vale a pena ler a 2ª carta de São Paulo aos Coríntios: “somos propriedade de Jesus” (IICor 6, 9-10).

A graça é dom de Deus, que contém todos os outros dons: o dom de seu Filho (Rom 8,32).
A generosidade de Deus se derrama para intercambio e comunicação ( Dt 6,5-12).
Entender graça como fonte de vida, motivo de alegria, plenitude de força. Refletir como a graça estabelece, entre Deus e a criatura, um encontro final.
Meditar hoje: 1Jo 4,8ss ; Tt 2,11 ; “… como Ele, rico se fez pobre por nós…” (Rm 8,9).
Dia de penetrarmos no mistério da gratuidade de Deus, examinar a minha capacidade de doação gratuita.

Rm 4,4 – 1,6 ; 5,6-10; 11,5.

Analisar a fecundidade da graça, à luz da Palavra: (ICor 15,10) “… a graça não é estéril”, (Gál 5,6) “opera pela caridade” ; (Ef 2,10) “… obras que Deus preparou de antemão para que nós as produzíssemos” ; (At 14,26 ; 15,40) … fonte inesgotável de atividades.
A graça é vista como nascimento continuado, para uma vida nova (Jo 3,3ss), como o Espírito que anima os filhos de Deus (Rm 8,14-17).

Pedir a Deus, para alcançar o Amor: “O Amor é permuta, comunicação.” Considerar, nas orações de hoje, como Deus manifestou o Amor por uma obra: a Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, termo e cume de todas as obras de Deus e mais: a Trindade é comunicada ao mundo e o Espírito Santo nos é dado.

Tentar fazer-se livre para amar… Pedir com insistência o Amor…
Usar a oração de Santo Inácio, como maneira de encontrar Vida a partir de tudo o que somos: “… tomai, Senhor, e recebei toda a minha liberdade…” etc.
Para completar as reflexões de hoje:
VAT II: GS 313
PUEBLA 240

Os comentários estão encerrados.