Novena de Pentecostes
14 de maio de 2021
Nossa Senhora do Monte Claro
23 de maio de 2021

Nossa Senhora do Amor Divino

Nós Irmãs Mensageiras com nossa devoção a Maria, temos algumas comunidades com o nome dedicado a Nossa Senhora, e hoje vamos conhecer sobre a Comunidade Nossa Senhora do Amor Divino.

Fica localizada no Estado da Bahia, na cidade do Senhor do Bonfim. O principal trabalho realizado por esta comunidade é a coordenação do projeto Haydêe Pellegrini, entidade de Organização Não Governamental, privada, e tem por finalidade dar apoio socioeducativo às meninas de 4 a 16 anos, gratuitamente, em turno oposto ao da Escola regular. A Casa oferece apoio psicológico, espiritual e cultural; garante também uma alimentação saudável e facilita à assistência médica e odontológica.

Pedimos a Nossa Mãe do Amor Divino, a qual levamos o mesmo nome, que abençoe a esta comunidade, as irmãs e cada criança, adolescente e família que é atendida por este projeto, além dos demais colaboradores desta missão!

Conheça a História de Nossa Senhora do Amor Divino

Tem-se notícia da devoção à Virgem sob este título já no século XIII, quando na região da planície romana foi construída uma espécie de fortaleza da família Savelli-Orsini, chamada Castel di Leva. Sobre uma torre do castelo havia um quadro da Virgem sentada no trono, tendo ao colo o Menino Jesus. Uma pomba desce sobre a Virgem como símbolo do Espírito Santo, que é mesmo o Divino Amor. O quadro, naquela época, era muito venerado pelos pastores da região.

Na primavera de 1740, um viandante que se dirigia a Roma, chegando perto da torre, foi assaltado por uma matilha e estava para ser devorado; o pobrezinho levantou os olhos, viu a sagrada imagem e pediu ajuda à Mãe de Deus; o milagre se realizou: os cães dispersaram-se de repente, fugindo pelos campos.

Em 1944, Roma corria o perigo de ser destruída pela guerra. No dia 24 de janeiro, o quadro da Virgem do Amor Divino foi transferido para a cidade. Para obter a libertação os romanos, fizeram três promessas à Virgem: mudar a própria vida, erigir um novo Santuário e realizar uma obra de caridade, em sua honra.

Nossa Senhora realizou o milagre e Roma foi salva. O Papa Pio XII, no dia 11 de junho de 1944, foi rezar com os romanos e deu a Nossa Senhora do Divino Amor o título de “Salvadora de Roma”.

Existe em Roma o famoso Santuário de Nossa Senhora do Amor Divino, localizado na via Ardeatina, km 12, chamado Santuário Del Divino Amore, um belíssimo templo arquitetônico realizado pelo Frei Constantino Ruggeri. Os vitrais contribuem para criar uma “teofania cósmica”, isto é, uma manifestação do Divino através da luz que chega do alto até cair sobre o altar. Tem por telhado, um tapete de gramado verde, paredes imensas com vidraças de cristal coloridas que dão uma luz mística a todo o espaço.

A data comemorativa de sua festa é dia 24 de setembro.

Já no Brasil, na localidade de Correias, próxima à cidade de Petrópolis, Rio de Janeiro, encontra-se uma capela histórica dedicada à Senhora do Amor Divino, talvez a primeira do Brasil sob este título.

Este culto, de origem portuguesa, teria sido praticado anteriormente te na fazenda “Rio da Cidade”, em oratório particular, onde foi construído um templo consagrado em meados do século XVIII.

A matriz de Correias é sede da única paróquia brasileira dedicada a este título mariano. Nossa Senhora do Amor Divino é também a patrona do Seminário Diocesano de Petrópolis – RJ.

Em nossa Casa Mãe, temos também um quadro de Nossa Senhora do Amor Divino pintado pela Ir. Eugênia Vieira Barreto, religiosa de S.José de Chambery, grande amiga, de saudosa memória, que ajudou na formação e foi a assessora do I Capítulo Geral, com o inesquecível, belo e árduo trabalho de elaboração das nossas primeiras Constituições.
Somos gratas a Nossa Senhora do Amor Divino, pela sua ternura, carinho e presença na vida de cada Mensageira. Carregamos teu nome e teu filho em nossa vida.

Texto: Maria na Vida das Mensageiras

Oração à Nossa Senhora do Amor Divino: Querida Mãe Amável que protege seus filhos nas grandes batalhas, porque és toda da Santíssima Trindade. Prepara seus filhos e filhas, para viverem com eficácia o dom do Batismo e com coerência praticarem as virtudes da Fé, Esperança e Caridade. Como primeira Mensageira do Amor Divino, faça que consigamos viver o Ideal cristão da solidariedade Humana e Divina, levando Jesus Redentor a todo lugar e a cada coração. Por isso vos pedimos a graça (…) Que o Amor Divino cheio de ternura e Misericórdia sejam o Ideal das comunidades cristãs e das Famílias que se dispõe a serem devotas de seu título de Senhora do Amor Divino. Tudo isso nós vos pedimos com o coração manso e humilde. Rogai por nós Mãe do Amor Divino. Para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém. (1 Pai nosso/ 1 Ave Maria)

Os comentários estão encerrados.