Animação Vocacional

Etapa do “Quem és Tu?” (Lc 8,25; Lc 7,20)

O Serviço de Animação Vocacional é o cumprimento do mandato do Senhor, que envia operários para a Messe e o envolvimento de todo batizado no serviço da Igreja.

Este caminho vocacional tem o objetivo de despertar a jovem para uma vivência cristã responsável acompanhando e possibilitando um esclarecimento de sua vocação e missão na Igreja, dando uma resposta aos apelos de Deus, com ousadia, maturidade e destemor.

“A colheita é grande, mas poucos são os operários. Pedi, pois ao Senhor da colheita que envie operários para a messe” (Mt 9,37)

Aspirantado

“Voltando-se para Jesus e vendo que os seguiam pergunta-lhes: “Que procurais?” disseram-lhe: “Rabi, onde moras?” “Vinde e Vede”. Foram aonde ele morava e ficaram com Ele.” Jo 1,38-39

É um tempo de discernir melhor o chamado de Deus em sua vida e ter um contato mais direto com a Congregação, iniciando assim uma vida comunitária e de oração.

Objetivo: Proporcionar meios através dos quais a jovem continue o processo de discernimento em vista da opção por Jesus Cristo e seu Projeto. Oportunizar um acompanhamento pessoal e inserção na pastoral da Igreja Local.

Postulantado

“Então veio o SENHOR, e pôs-se junto dele e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo escuta”. (I Sml 3,10)

Este é um período de formação inicial que precede o Noviciado e possibilita a jovem formanda crescer no conhecimento de Jesus Cristo e cultivar um relacionamento pessoal com Ele, discernir a autenticidade de seu chamado à Vida Religiosa, trabalhando as motivações vocacionais, dando continuidade ao processo de autoconhecimento e integração das várias dimensões da personalidade e o aprofundamento da fé.

É um tempo privilegiado de descoberta progressiva e busca de identificação com a Espiritualidade, Carisma e Missão da Congregação.

Noviciado

“Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto, e falar-lhe-ei ao coração” Os 2,16

O noviciado é uma etapa central da formação à Vida Religiosa, onde a jovem faz experiência significativa do Deus-Trindade para o seguimento radical de Jesus Cristo, baseado no seu Sagrado Coração, “expressa humana do Amor Divino”.

Aprofunda o processo de discernimento e de confirmação vocacional na vivência comunitária e solidária, na pertença à Congregação e no engajamento apostólico para consagrar-se numa entrega generosa a Deus, a serviço do povo, mediante a profissão dos votos religiosos, como Mensageira do Amor Divino.

Tem duração de dois anos, I Ano Canônico e II Ano Apostólico Missionário fazendo experiência nas comunidades.

Juniorato

 

Após a primeira profissão, as junioristas tem um tempo intensivo de estudos, preparação acadêmica, dando continuidade a formação, sendo acompanhadas por uma formadora.

o Juniorato caracteriza-se pela busca de equilibrio entre a formação religiosa e acadêmica, no serviço apostólico, na identificação do seu Carisma pessoal com o Carisma da Congregação.