12 Promessas do Coração de Jesus
29 de junho de 2021
“A Doutrina do Amor Divino”
1 de julho de 2021

Apóstolo São Felipe

Oriundo de Betsaida, pátria de Pedro e de André, pertenceu aos primeiros discípulos do Redentor. Quando Jesus o chamou ao seu seguimento, encheu-se Felipe de entusiasmo e imediatamente começou a fazer o seu Mestre conhecido. Falou ao amigo Natanael (Bartolomeu) acerca de Jesus: “Encontramos aquele, de quem Moisés, na Lei, e os Profetas escreveram: Jesus de Nazaré, o filho de José.” A fria resistência do amigo (“De Nazaré poderá vir algo de bom?”) Opôs à força dos fatos: “Vem e vê” .

Por ocasião da miraculosa multiplicação dos pães quis Jesus pôr à prova a sua fé. Perguntou-lhe: “Onde compraremos pão, para que estes possam comer aqui?” Felipe tomou a pergunta ao pé da letra, como se Jesus esperasse que ele fizesse um cálculo do dinheiro necessário: “Duzentos denários de pão não bastariam, mesmo que cada um recebesse apenas um pouco” (200 denários era o salário para duzentos dias de trabalho) .

Que alguns gregos (vindos a Jerusalém para a festividade pascal afim de lá adorarem a Deus), no desejo de ver a Jesus, se tenham dirigido a Felipe (o nome é grego), deixa-nos entrever, que ele provavelmente se destacava entre os condiscípulos por cultura ou por posição social . Contudo, à primeira vista se percebe, ele não gostava de vencer sozinho uma dificuldade . Por isso, primeiro se aconselhou com André (o nome também é grego), e ambos levaram o assunto ao Senhor . Quando o Salvador falava aos discípulos de Seu Pai nos céus, disse-lhe Felipe, qual uma criança: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isto nos basta”. Mas Jesus o exprobou por sua fé imperfeita e ensinou-lhe: “Há tanto tempo estou convosco e tu ainda não me conheces, Felipe? Não crês que Eu estou no Pai e o Pai em Mim? As palavras que vos digo não as digo de mim mesmo, e as obras fá-las o Pai, que está em Mim” .

Segundo fontes inseguras, o Apóstolo Felipe alcançou provecta idade. Policarpo o teria conhecido. Dizem que sofreu o martírio, lá pelo ano de 80 da era cristã, em Hierápolis, na Frigia . De lá vieram seus despojos para Roma, onde são venerados na Igreja dos 12 Apóstolos.
https://www.latchpal.com/wingoaknng4
Os cristãos latinos festejam o seu dia em 3 de maio, juntamente com Tiago, o Menor.
https://www.eventsandlogistics.net/mr3e09ldq
Os gregos, pelo contrário, celebram-no a 14 de novembro; os armênios, no dia 17 do mesmo mês; e os coptas, a 18 de novembro.

Texto adaptado de:
VIER, Petrus C. Os Apóstolos. Ed. Erwin Burda. p.23-24.

Os comentários estão encerrados.