Acerca deste Apóstolo só nos diz o Novo Testamento como ele se chamava, lá onde enumera os Apóstolos todos: afora isso, não é citado em parte alguma. Mateus e Marcos dão-lhe, contudo, o honorífico nome de “Cananeu” , que São Lucas, com toda propriedade, traduz por “Zelador” (Zelotes) . Tal denominação nada tem que ver com a cidadezinha de Caná na Galiléia e, ainda menos, com o partido dos Zelotes, o qual rejeitava toda autoridade puramente humana para só admitir o Estado de Deus. O Apóstolo Simão recebeu tal apelido simplesmente por seu exemplar zelo pela lei de Deus e pela tradição .
Os gregos pretendem que o Apóstolo Simão tivesse sido o esposo das núpcias de Caná. Mas há falta total de base histórica para tal opinião. Uma tradição mais recente, não talvez sem razão, nele viu o “irmão do Senhor”, Simão, citado por Mt 13,55 e Mc 6,3; Hegesipo, aliás, afirma que este “irmão do Senhor” é o mesmo que Simeão, sucessor de Tiago como Bispo de Jerusalém, o qual deve ter morrido, aos 120 anos, pregado na cruz . Com isso concordam nos pontos essenciais: O Chronicon paschale , Beda , Ps.Hipól e uma não tão antiga tradição da Etiópia. Todos, certamente, derivam suas ideias de Hegesipo. Segundo outros dados, deve Simão ter evangelizado o Egito, a África do Norte, a Mesopotâmia e a Pérsia. Neste último país sofreu o martírio. Algumas das suas relíquias encontram-se em Roma, em Tolosa as outras.
A festa de Simão cai no mesmo dia que a de São Judas Tadeu, a 28 de outubro. Os gregos, porém, o festejam a 10 de maio, e os coptas no dia 15 de maio.
Trecho retirado do livro “Os Apóstolos” de Fr. Petrus C. Vier, OFM. Editora Erwin Burda.