Hoje, dia 29 de setembro, é comemorado na Igreja a Festa dos Arcanjos, os quais recebem especial menção na Bíblia:
Miguel (“Quem como Deus?”), citado em Dn 10, 12.21; 12,1; Jd 9; Ap 12,7, é o defensor dos amigos de Deus e protetor do seu povo.
Gabriel (“Força de Deus”) é mencionado em Dn 8, 16; 9, 21-22; Lc 1, 19.26-38 e foi quem anunciou os nascimentos de João Batista e de Jesus.
Rafael (“Deus curou”) é citado em Tb 12, 15 e acompanha e protege Tobias em sua longa viagem.
Uma das passagens que cita a presença e ação dos Arcanjos é Apocalipse 12, 7-12a: “E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;
Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.
E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.
E ouvi uma grande voz no céu, que dizia: Agora é chegada a salvação, e a força, e o reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.
Por isso alegrai-vos, ó céus, e vós que neles habitais”.
Que os Mensageiros de Deus possam nos proteger de todos os perigosos, mais do que terrenos, espirituais. E que seja inspiração para levarmos cada vez mais, a palavra que vem de Deus. Santos Arcanjos de Deus, rogai por nós.