Poesia sobre o Juniorato
12 de setembro de 2022
Conheça a História de Nossa Senhora da Piedade
15 de setembro de 2022

Conheça a História de Nossa Senhora da Soledade

Desta tradição surgiu a devoção a Nossa Senhora da Soledade. Ela é mãe e sente em sua pele a solidão e o abandono da humanidade, com a morte de seu Filho Jesus. Nossa Senhora da Soledade também nos remete à imensa saudade que Nossa Senhora sentiu de seu Filho nos três dias em que Ele esteve no sepulcro.

Nos primórdios do cristianismo, quando os cristãos foram libertos e puderam finalmente professar sua fé, surgiram os primeiros crucifixos, que eram considerados símbolos da redenção. Tempos depois, iniciaram a representar a imagem da Virgem Dolorosa com a cruz. Ela então recebeu o título de Senhora da Soledade, que significa solidão, saudade e tristeza.

Nossa Senhora da Solidão era representada olhando para o céu ou para a Cruz com os olhos cheios de lágrimas. Em algumas imagens, ela segurava o Santo Sudário de Jesus. Na celebração da Via-Sacra, que representa as etapas da Caminhada de Cristo carregando a Cruz, em um dos Passos há a imagem do encontro de Jesus Cristo com Nossa Senhora da Solidão, chorando e segurando um lenço em sua mão.

A devoção a Nossa Senhora da Soledade propagou-se durante os séculos XVII e XVIII, especialmente na Península Ibérica, principalmente na freguesia portuguesa de Arrentela.

Após o terremoto de 1755, que levou boa parte de Lisboa às ruinas e destruiu alguns povoados ribeirinhos às margens do rio Tejo, os moradores de Arrentela foram à Igreja buscar a Imagem de Nossa Senhora da Soledade, para leva-la à margem do Rio Judeu onde a imagem, com um movimento em sua mãozinha, fez com que a água começasse a abaixar lentamente.

Oração a Nossa Senhora Da Soledade
“Virgem digna de todo o louvor, Senhora da Soledade, Vós que permanecestes de pé junto à Cruz do vosso Divino Filho Jesus, e às suas palavras: “Mulher, eis o teu filho”- ‘Filho, eis a tua Mãe’, – tornaste-Vos nossa Mãe; acolhei, com bondade, a nossa prece filial. Santíssima Virgem Maria, Ó Senhora da Soledade, assim como o discípulo acolheu-Vos em sua casa, também nós queremos abrir-Vos as portas dos nossos corações, dos nossos lares, CONSAGRANDO-VOS toda a nossa vida: passada, presente e futura. Exercei, pois, Vossa função de Mãe, ensinando-nos a viver, em todos os momentos, a vontade de Deus, levando-nos, assim, a imitar o Vosso SIM de Nazaré, que culminou com o SIM do Calvário. Vinde, ó Mãe, em socorro de nossas angústias, não permitindo que nos desviemos do caminho do bem, da verdade e do amor! Conduzi as nossas vidas ao porto seguro da salvação, que é: JESUS!

Nossa Senhora da Soledade, rogai por nós!”

Fonte: diocesedebarreiras.com

Os comentários estão encerrados.