Filomena Chinguelenguenle Chinjovela, natural de Huambo (Angola), filha de Artur Chinjovela (in memoriam) e Isabel Navalo. Nasceu aos 28 de outubro de 1997. É a única filha materna, mas tem 6 irmãos paternos dos quais ocupa o 2º lugar.
Quando adolescente, pertenceu ao grupo apostólico da Cruzada Eucarística e Legião de Maria, em Angola. Foi batizada no ano de 1997, e recebeu a Primeira Comunhão no dia 10 de junho de 2010 na Paróquia São Paulo. Recebeu a Crisma no dia 15 de maio de 2016, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima.
Em 2013 quando tinha 15 anos de idade fez experiência na Congregação das Irmãs do Santíssimo Salvador durante 5 meses. Em 2014 conheceu as Irmãs Mensageiras do Amor Divino, em um acampamento na festa da Páscoa Juvenil. As irmãs que estavam no acampamento eram: Delfina e Elisa.
Neste mesmo ano fez o acompanhamento vocacional, e aos 31 de fevereiro de 2015 ingressou no Aspirantado, na Caála, tendo como formadora a Irmã Delfina. Aos 17 de maio de 2016 ingressou no Postulantado, em Huambo, tendo como formadora a Irmã Neusa Maria Batista (Brasileira). Em 2018 foi transferida para Luanda, dando continuidade a etapa do Postulantado, sendo acompanhada pela Irmã Sabina de Fátima. No ano de 2019, veio para o Brasil e no dia 31 de maio, ingressou no Noviciado Canônico em Pindamonhangaba(SP), tendo como formadora a Irmã Érika Pinheiro Maida e Ir. Maria Rita da Silva.
Realizou os seus estágios nas Comunidades: Fraternidade São José, em São Paulo; Betânia, em Aparecida/SP; Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Bom Jesus da Lapa/BA; Nossa Senhora do Monte Claro, em São José dos Pinhais/PR.
E no dia 17 de janeiro de 2022 professou na Sede Geral das Irmãs Mensageiras do Amor Divino, em Aparecida/SP, seus votos de Castidade, Pobreza e Obediência na presença do celebrante Pe. André Gustavo, da nossa Madre Geral Kátia Segateli e de toda a assembleia reunida.