Ir. Helena Rocha, nasceu no dia 03 de agosto de 1980. É filha de Maria Joana da Silva Rocha e José Francisco da Rocha. É a primeira filha, tem mais 03 irmãs Sueli, Cida, Rita e 01 irmão Antonio.
Foi batizada no dia 23 de setembro de 1980 na Igreja de São João Batista na comunidade de Juazeiro do Pé da Serra, município de Bom Jesus da Lapa/BA. Padrinhos seus avós maternos Manoel Antonio da Silva e Maria Baldoina da Silva.
Sua caminhada religiosa teve inicio com seus pais em casa e também participando das missas, celebração da palavra e Via Sacra nas comunidades de: Barra do São João, Juazeiro do Pé da Serra e Favelândia. Conheceu as Irmãs Mensageiras em 1997, através da aspirante Cássia Perpétua que trabalhava na recepção da Rádio Bom Jesus. Ir. Helena já o conhecia as MADs, pelo programa “Voz Mariana” mas não tinha despertado interesse. Quando a Cássia fez o convite e falou do Carisma das Mensageiras: IRRADIAR o Amor Divino, e um dos meios era pela catequese a qual sempre teve interesse, viu ali uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e auxiliar o próximo. Assim começou corresponder com as MADs através de cartas e encontros vocacionais.
Em fevereiro de 2000 vem definitivamente para cidade morar com sua tia Joana de Jesus para trabalhar e estudar, pois o seu desejo sempre foi os estudos. Em dezembro do mesmo ano fez 03 dias de convivência vocacional com as MADs para ingressar na Congregação, mas ainda não sentiu segura e pediu para deixar fazer seu aspirantado no ano 2002. Então participou da convivência vocacional novamente de 13 a 15 de dezembro de 2001.
Em fevereiro de 2002 iniciou seu aspirantado na casa de formação N. Sra. do Perpétuo Socorro no Bairro Lagoa Grande em Bom Jesus da Lapa/BA. Em 11 de fevereiro de 2004 foi transferida para São José dos Pinhais/PR, para fazer o postulantado. Em 2005 mudou-se para Aparecida/SP onde fez dois anos de noviciado.
Realizou-se os primeiros votos em 27 de Janeiro de 2007 na Paróquia São Roque, em Aparecida/SP. Após os votos, Ir. Helena foi transferida para comunidade da Ressurreição na sua cidade natal em Bom Jesus da Lapa/BA, trabalhar no Santuário do Bom Jesus no atendimento aos coordenadores de romarias, onde permaneceu por 5 anos.
Em 2012 foi transferida para a cidade de São Paulo para trabalhar na Associação Paulista de Amparo à Mulher – APAM. Que tem por missão: Auxiliar mulheres e respectivas famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social para a conquista da autonomia, inclusão e efetiva participação na sociedade. E lá permanece até o momento presente. Em 27 de junho de 2015, fez os votos Perpétuos no Santuário do Bom Jesus da Lapa/BA.