PEGADAS NA AREIA (SAMUEL 3,1-21)
2 de setembro de 2014
Caros amigos em Cristo Jesus
17 de setembro de 2014

A Vida Religiosa comparada a uma Árvore

Primeiro a semente é lançada na terra, se a terra for boa, fertilizada, produzirá bons frutos abundantes, saudáveis. Para isso acontecer a planta passa por um processo uma preparação da terra.

1 – Semear

2 – Regar

3 – Cultivar

Para á arvore nascer, alguém um dia semeou a semente, não importa quem foi. Se forem os pássaros ou alguém que plantou. Assim é a vida religiosa. Na família nasceu uma criança, filha de quem? Não importa o que importa é vida, e com cuidado, carinho, amor, acolhimento poderão dar bons frutos. São os dons, talentos, qualidades. A Vida Religiosa é esta árvore cheia de galhos, folhas, flores e frutos e o que sustenta raízes e tronco. A Vida Religiosa raiz é Jesus Cristo que é a cabeça, o centro, é aquele que sustenta e mantém viva. O tronco são os fundadores que seguem o mestre e foram inspirados por Ele com carisma e espiritualidade. Os galhos são os membros as Irmãs cada uma têm o seu lugarzinho, e as folhas, flores e frutos é parte da missão.

Para a raiz sentir a vontade ocupar o seu espaço ela precisa respirar, precisa de adubo. A vida religiosa também precisa deixar “Deus ser Deus em nós” abrir o coração à graça Divina. O adubo e água da Vida Religiosa são a espiritualidade, carisma e oração. Não precisamos de muita coisa só basta ter nossa congregação Mensageira do Amor Divino com um pé de “manga” cada Irmã ocupar o seu espaço, pois, tem galhos para todas inclusive para os novos galhos que vão surgindo, que são as novas vocações. Para a nossa mangueira continuar bonita, temos que ser beijas flores de regar e nos manter firmes na raiz e no tronco, de beber da fonte, sentar na sombra fresca. É nossa alegria a nossa gratidão de ser Mensageira do Amor Divino. Saborear do fruto é a missão surgindo efeito.

Volto a lembrar, não precisa de muita coisa, só fazer a sua parte sendo beija flor, ou se pode ser girafa que lança longe melhor, mas isso não disse que é mais ou menos importante mais família da grande árvore da vida que tem raiz firme no Amor Divino.

Cultivar a árvore é fácil: é cuidando, saber tirar as folhas que estão caindo, murchando, podar no tempo certo, ver se não está seca, ou se falta adubo. Vida religiosa é cultivar cada membro com carinho, respeitando a cultura e dons de cada uma, adubar com oração para manter fixa na raiz e no tronco. O nosso irradiar o Amor Divino está com suavidade e docilidade da Encarnação, Redenção e Eucaristia?

Encarnar na realidade do hoje com a missão a qual foi convidada chamada a encarnar o amor misericordioso de Cristo que morreu na cruz por amor a humanidade e ressuscitou, se faz presente na Eucaristia sacramento do amor na Palavra de Deus, nos Irmãos na Natureza.

Ir. Cristina Andrade Gomes MAD

Os comentários estão encerrados.