O lazer é um item importante, porque reanima nossas forças, para prosseguirmos, com animo renovado, a caminhada (a boa superiora proporciona, à sua comunidade, o tempo de lazer anual, oportunidades para saídas e recreação periódicas, juntas, durante o ano em casa, momentos sadios e proveitosos de relax, para se descontraírem).
Pensar na coerência dos meus compromissos religiosos, assumidos livremente. Nisto entra a hora de se deitar e de se levantar, porque sem isso, começamos a cair na moleza. Se hoje você não consegue se levantar às 5 horas, pode ter a certeza de que, amanha, não conseguira se levantar ás seis. Assim como temos que fazer alguma penitencia a mais, pelas pessoas que não fazem, também precisamos tirar nosso tempo de descanso e recreio santificados pelo amor de Deus, em contraposição a quem vive dissipado, num lazer ocioso e cheio de pecado.
Tudo o que fazemos: oração, apostolado, recreação e descanso, tudo deve ser feito em linha de comunidade. Visto que não somos maquinas, devemos ter consciência do tempo para trabalhar e para descansar, do tempo de sofrer e do tempo de recrear-se (Ecle 3).
Num lazer comunitário, para hoje, prever um recreio programado, uma saída descontraída, de todas juntos, um encontro com outra comunidade, um programa de musica, preparado por alguém, uma surpresa genial, pensada e apresentada por um membro da comunidade, um revelação da “amiga invisível” do mês, uma hora humorística com tarefas distribuídas anteriormente, etc, se assim, em espírito de fraternidade, nos descontrairmos, teremos energias renovadas para o trabalho e bom espírito para a convivência com os outros.
NOTA: Tomar o devido cuidado com uma recreação que não ridicularize ninguém. Descontrair-se e divertir-se com “linha”. Não querer distrair-se à custa de humilhações impostas às outras, ou mortificando quem quer que seja. Toda recreação sadia é jubilo no Senhor.
MEDITAR: As bodas de Caná; Jesus entre as crianças; o jantar em casa de Simão; a entrada triunfal em Jerusalém…
NOTA: Não podemos excluir de nossa vida, amizades, diversões, etc… Mas, potencializados por Deus, sem egoísmos.