Na medida em que cresço na vida de oração, busco, com mais empenho, a leitura espiritual, como fonte de enriquecimento, estimulo, orientação e respostas a questionamentos pessoais. Gostar, pois, da leitura espiritual, é prova de amadurecimento interior.
Analisar o que leio… e como leio!
Não é toda leitura que serve para mim. Cada pessoa é uma realidade, cada vida tem suas exigências e necessidades diferentes, o importante é saber buscar o alimento certo, para a pessoa certa. O necessário é ler, fundamentando-se na palavra de Deus! Buscar livros de autores consagrados! Não se deixar levar pela heresia do “modismo”, isto é, o risco do “novo” pelo novo! O perigo de , em, apenas com um “cursinho” de catequese, começar a ler livros ou artigos com teorias novas, diante das quais não sei formular argumentos.
“Existem muitas ideias, mas… precisamos ter uma linha. Essas linhas nos são dadas pelos Documentos da Igreja”.
“É a palavra de Deus, com a interpretação autêntica da Igreja, através de seus legítimos representantes”. (Dom Aluísio Lorschaider).
* Rever os documentos da Igreja sobre Vida Religiosa. * Quais você conhece?
Dentro do Vaticano II, temos o LG, um tratado de ordem dogmática e doutrinaria. Dele saiu o PC, que é um decreto, de ordem jurídica.
O documento AG é de aspecto missionário. Depois do Vaticano II – Paulo VI se manifestou com o T.Ev. (29-6-71) Evang. Tnt.
A Sagrada Congregação para os religioso, apresentou-nos?
“O Dom da Redenção” é um documento do Papa, no fechamento do ano da Redenção. Para a América Latina existem, também. Os Documentos de Medellin e Puebla. Não posso ignorar as publicações da Igreja, principalmente as que dizem respeito ao meu estado e as minhas atividades.
Aproveitar o dia de hoje para ler e trocar ideias sobre os documentos citados, capitais a minha fidelidade a Igreja. * Conheço a Palavra do Papa? Já li, alguma vez, o “Observatore Romano”, onde ouço a orientação autentica do Vigário de Jesus? * Quando foi que li, pela ultima vez, um bom livro espiritual.
Oferecer um bom livro, a alguém, conforme sua situação diante de Deus e da Verdade. Marcar, para hoje, uma leitura onde se reveja o carisma da Congregação, o tesouro de suas tradições, através da história.
Ser fiel ao tempo diário da Leitura Espiritual.
A leitura espiritual pode ser lazer, estudo ou preparação para a meditação. Use-a como lhe for mais oportuno, contanto que haja, hoje, algo que acentue o dia da Leitura Espiritual.