No dia 27 de junho celebramos a festa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Essa devoção tem forte ligação com a Congregação do Santíssimo Redentor, já que no ano de 1866 o Papa Pio IX entregou o ícone (quadro) ao Superior Geral dos Redentoristas em Roma com a missão de “Fazê-la conhecida no mundo inteiro”. Por isso, onde encontram-se os Missionários Redentoristas existe a devoção à Mãe do Perpétuo Socorro.
Nós, Irmãs Mensageiras do Amor Divino compartilhamos dessa devoção, devoção essa que nos foi trazida pelo nosso fundador Pe. Eduardo Moriarty, CSsR que a escolheu como protetora da nossa congregação. É também a efígie que temos na nossa medalha.
O ícone da Mãe do Perpétuo Socorro é um convite a oração, pois ele nos leva a contemplação do mistério salvífico de Deus para com a humanidade. Alguns aspectos do ícone são muito fortes e nos ajudam a compreender o papel de Maria na obra da redenção:
Se o ícone é uma “janela aberta para o céu” é porque Jesus é o Caminho que nos leva até lá e através de Maria temos acesso a Jesus. Por isso Santo Afonso dizia que “o verdadeiro devoto de Maria, jamais se perde”.
Maria é a mulher acolhedora, a boa Mãe que sempre olha amavelmente para todos nós afim de nos acolher e levar-nos a seu Filho. Que como Maria, a Mãe do Belo Amor nós possamos também apresentar Jesus Cristo nosso Perpétuo Socorro, que deu a vida em sacrifício por nós sobre a Cruz no Calvário, aos que necessitam de esperança e salvação.
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, intercedei por nós.
Post. Lourdes Santana Batista, MAD