“A Volta para o Amor”
11 de julho de 2021
“Encarnação”
13 de julho de 2021

“A Prática da Alegria”

Alegria é sinônimo de paz e de “compromisso”
A Mensageira tem, por carisma, e inspiração, a virtude da alegria, como característica de sua vida consagrada (por isso mesmo, não podemos nos dar ao luxo de nos “emburrar” – o que, antes de tudo, é uma “criancice”, contraditória a um estado de doação).
A Mensageira é apóstola da confiança e, assim, treina o olhar positivo a tudo e a todos; por isso, ela é alegre e comunica a alegria.

A Mensageira não confunde alegria com orgia, ou apenas com gargalhadas e ruídos externo. Sua alegria é profunda, vem de dentro, irradia Deus e revela serenidade interior.
Daí, a necessidade de treino para não exageramos, nem as tristezas, nem as alegrias. Todo exagero é perigoso e o equilíbrio é uma forma de discernimento no Senhor!
Você se acha uma pessoa equilibrada?

Você sabe se alegrar com os que se alegram?
Você vê, em sua Consagração, motivos de alegria ou você é daquelas a quem tudo é negro?
Quais os sinais externos de sua alegria?
Examine-se hoje quanto as suas angústias e quanto as suas legítimas alegrias – o grande critério da confirmação de Deus é a minha alegria e paz interior. Pense bem em maneiras concretas de proporcionar alegrias a outros, principalmente às suas co-irmãs!
Textos Bíblicos:

  • Dt 28,3-8 ; Jer 33,11 ; Is 16,10 – Deus faz das alegrias da vida humana um elemento de suas promessas.
  • I Rs 1,40 ; I Sm 18,13 ; Prov 14,10 – Ao lado das alegrias ruidosas há outras tão intimas, que não se podem comunicar.
  • Prov 17,22 ; 12,25 ; 15,30 – … O valor de uma boa palavra ou de um olhar benevolente.
    Só de Deus procedem as alegrias “sãs” da vida. Meditar nas alegrias de culto comunitário – Sl 149,2 ; 132.
    Rever nossas festas, que devemos celebrar num clima de entusiasmo e de júbilo solidário – Salmos: 4,5 ; 99,2 ; 117,24.
    É desejo de Deus, que, na sua fonte, venham haurir todos os povos – Is 11,3 ; 55,1 ; 56,6ss. – alegria pela salvação que está próxima.
    Sentir as alegrias de uma fidelidade pessoal – Jr 15,16 e Sl 31,21.
    Alegria que mantem nossas delicias no Senhor, apesar das angustias da vida – Sl 118 e 143.
    A alegria da união confiante no Senhor, antegozo de sua intimidade com a Sabedoria Divina – Sab 8,16.
    Rever as alegrias proclamadas no Evangelho – Lc 1,14.41.44 ; 10,20 ; Mt 13,44.
    Não proporcionar uma vã alegria (Lc 23,8) e sim, fazer com que as almas louvem a Deus (Lc 13,17), como se alegra o Bom Pastor (Mt 18,13). Mas, para ter parte com Cristo, na alegria do Cristo, precisamos amar como Ele amou!
    Jo 15,9-15 – alegria que brota do seu amor.
    Gal 5,22 ; Rom 14,17 – alegria como fruto do Espírito, característica do Reino
    Mc 4,16 ; I Tes 1,6 ; 2Cor 8,2 – 9,7 ; Fil 2,2 ; Heb 13,117 ; 2Jo 4 – A alegria não é entusiasmo passageiro, mas a alegria espiritual se manifesta mesmo nas provações, na generosidade alegre, na união, na docilidade, na fidelidade à verdade.
    A Mensageira deve ser alegre e ensinar o testemunho da alegria na provação (I Pd 4,13 ; Heb 12,2 ; 10,34 ; Tg 1,2); Entender como a pobreza e, a própria perseguição levam a uma alegria perfeita, na vivência da Fé “provada”! São Paulo saboreia a alegria da Cruz e nô-la ensina ( IICor 6,10 ; 7,4 ; Fil 1,17ss ; Col 1,24) para as horas difíceis: “… toda provação chegará ao fim e haverá júbilo no céu” – Apc 18,20 ; 19,1-4.7ss.
    CONCLUSÃO: tente viver o nosso Carisma, irradiando o Amor Divino, por uma alegria sadia e sincera (há pessoas que tem o “dom” de fazer o ambiente “pesado”! e há outras, cuja simples presença, a todos alegra e tudo se descontrai à sua chegada). Faça-se capaz de transmitir alegria e paz. Muitas vezes andamos com cara de “sexta-feira santa”! Seja Mensageira da Alegria, viva, ao menos hoje, a Oração de São Francisco, parando no verso: “onde houver tristeza, que eu leve a alegria…” Tome um propósito concreto, pratico e a curto prazo. Sinta, hoje, a alegria de ser boa, de ser simples, d ser leal: “Alegrai-vos, sempre, no Senhor, alegrai-vos no Senhor”.
    NOTA: Nossa consagração deve ser, para nós, fonte de alegria, nunca de tristeza.
    P.L 309 : “Somente em Cristo o homem encontra a sua alegria perfeita!
    Pedir a graça da alegria!

Os comentários estão encerrados.