“feliz daquele servo que o Senhor, ao chegar, encontrar, assim, vigilante!” (Mt 24, 45-46)
A vigilância esta muito ligada a esperança (Mt 25)
Unidas do Senhor (três parábolas relacionadas aos fins dos tempos)
Um alerta: nós, cristãos, eu, religiosa, se na vida faltar-me o azeite das lâmpadas, ocupada, com ideias, lembranças, banalidades… se faltar-me o óleo: óleo do amor, do perdão, da oração profunda, óleo da humildade, óleo que me faz frutificar os talentos.
*Quantos talentos tenho recebido?
*Quantos já deixei morrer e não frutificar?
Motivar o dia com a lembrança de pessoas que fizeram frutificar o dom, para realizar o projeto do Pai. Pessoas que realizaram sua missão até o fim. (Coisa linda!)
Lembrar nomes de vidas doadas, de almas heroicas, de gente de fibra, que já partiram para o além.
O grande julgamento: seremos julgados a partir de nossas obras de misericórdia (Is 58,7-8)
* confiar no perdão do Senhor.
* Reunir, num dialogo de amor, todos os sentimentos que me envolvem, numa caminhada de conversão. À espera do perdão de Deus.
Salmo 129: salmo da confiança
Vigilância não é preocupação, mas OCUPAÇÃO!
Se ELE passar, estou com a lâmpada em ordem e com os talentos na dinâmica de quem espera e confia, para prestar contas ao Senhor.
A medida de nossa confiança em Deus é a medida de nossa confiança nos outros. Não perder a ideia da finalidade de nossa vida
Vim de Deus, devo voltar para Deus (Is 56) – anuncio de uma libertação que vem. Estamos preparando essa libertação pelas ações desta vida.
O exilio se prolonga, mas a pessoa de fé, continua a confiar, querendo abrir-se sempre mais! (Vers. 7 a 14)
A “Santidade” é o dia-após-dia, de toda uma vida, na procura da fidelidade, pela qual, cada um de nós receberá a devida recompensa. Urge termos presente todo o roteiro que temos pela frente, para treinarmo-nos naquele esforço constante da superação, apesar dos deslizes que me acompanham.
Rememorar alguns exemplos que possas ajudar na libertação de mim mesmo; um bem recente: Maximiliano Kolbe – Lc 12,35-48 : a expressão de maior fidelidade. Consciência da responsabilidade, pois o Evangelho citado se refere a nós, se refere a mim.
Preparar-me para reconhecer, na hora da chamada, que esse é o meu momento.
Exercícios: – No fim da tarde, voltar-me para a natureza: o dia que morre. Refletir na fidelidade de Deus. Cada dia amanhece e entardece. Ele faz nascer o sol para justos e injustos