“Oração”
24 de maio de 2020
“Dia do Terço”
26 de maio de 2020

“Prática da Oração em Grupo”

Temos que aprender a trabalhar e a rezar, em Comunidade!
Sentido de Partilha.

Na oração são interioridades que se encontram e se transmitem. Meditar… Sobre a vida intima de Deus para criarmos, em nós e entre nós, uma mística e, com ela, um impulso maior para o próprio apostolado.

Não perder de vista a grande Comunidade: O Pai, o Filho e o Espirito Santo!
A oração profunda e partilhada consegue-se pelo exercício (um time de futebol, uma orquestra, um atelier de costuras, tornaram-se juntos melhores, quanto mais se exercitaram juntos)

Saber que a fé não é tocada pelos dedos.
Arranjar motivações para a oração comunitária. A Palavra de Deus tem que ter o primeiro lugar. Meditar as duas multiplicações de pães e se aperceber da ideia de “grupo”. Jesus sempre entre pessoas; Jesus e as multidões!

Se não queremos bem a própria Comunidade, poderemos fazer tudo o mais, porém…
Meditar: “unidade e uniformidade”.
Entender “pluralismo”; não qualquer ideia, mas variedade de dons.
Deus se manifesta na Igreja, que é povo, é grupo orante, é comunidade. Temos que ajudar a Igreja a ser cada vez mais pura e mais santa. Isto acontece através das pessoas reunidas em comunidade, procurando juntas a missão que o Senhor lhe confia, para realiza-la com generosidade.

Dentro da oração comunitária, dar especial destaque à oração litúrgica: oração das horas. É uma oração muito rica, porque não é só a Igreja que reza, mas o próprio Jesus Cristo. E é por isso que a Oração Litúrgica recebe força e eficácia.

Nós nos associamos à voz do “Filho”, à qual Deus, sempre ouve.
Fazer oração litúrgica-comunitária, bem criativa. Inserir dentro dela, nossas vivências.

Muita atenção hoje, principalmente para a oração da manhã e a oração da tarde. O que resolve para o Reino de Deus, não é o que faço, mas como o faço!
Nunca vamos viver o Evangelho, tal qual ele requer, mas lutamos e buscamos este ideal na partilha comunitária da oração diária, quando sentimos cm fé que o Senhor reza conosco.

PONTOS PRÁTICOS:

  • Rezar em comunidade, ao menos um terço cada dia.
  • Uma leitura meditada, tem tempo previsto pela comunidade.
  • Fazer um rodizio, entre a Comunidade, para preparar a oração diária.

Os comentários estão encerrados.