O ano de São José
19 de março de 2021
Anunciação: Experiência da Interiorização.
25 de março de 2021

Reflexão do 5º Domingo da Quaresma

A liturgia desde V Domingo da Quaresma é riquíssima, nos mostrando desde a primeira leitura do livro do profeta Jeremias 31,31-34, onde vemos a Nova aliança, que nos fala sobre a promessa de Deus a nós, diz que seria reconhecido por TODOS ao perdoar toda a maldade e apagar todos os pecados! Continuando no salmo 50, fazemos a suplica à Deus para que sejamos esses os incluídos, façamos essa experiência da sua misericórdia para sermos purificados e perdoados de todos os pecados e possamos assim fazer parte da alegria de ser salvo e reconhecer o Senhor, como nos diz a primeira leitura!

Já na segunda leitura, a Carta aos Hebreus fala-nos da força da entrega de Jesus a Deus! Pela sua obediência como Filho amado, ele sofreu e assim tornou- a causa de salvação eterna para TODOS, intercedendo ao Pai por nós.
https://www.lesrendezvousdecamille.fr/ossch2arnep

O evangelho vem nos confirmar essa Redenção concedida por Deus!

Se observarmos sempre temos momentos em nossa vida que acontecem coisas muito significativas. Algo é dito, feito ou percebido por nós que nos causa grande impacto!
O evangelho deste dia vem nos mostrar um momento muito significativo para Jesus. Logicamente é sabido que cada momento de sua vida teve grande significado, pois se trata de Jesus! O Messias e Filho de Deus!

Mas esta passagem de Jo 12,20-33 nos mostra o exato momento em que os discípulos foram falar a Jesus que os gregos queriam VER ele! Pois durante a festa muitos quiseram estar com Jesus, mas agora eram os gregos, ou seja, aqueles que não o conheciam e que não o seguiam! Jesus já tinha falado a muitos em sua caminhada e sempre deixava o pedido de que a mensagem devia ser levada a TODOS.

Porém agora são eles que VÊM até Jesus! São eles que querem VÊ-LO! Eles querem estar com JESUS, ser íntimos de JESUS! Era um sinal! Seu ministério estava prestes a terminar e a mensagem do Evangelho era para ir além dos Judeus, era para ir ao resto do mundo!
Assim se cumpriria a promessa de Deus: “TODOS me reconhecerão, do menor ao maior deles, diz o Senhor, pois perdoarei sua maldade, e não mais lembrarei o seu pecado”

Jesus morreria para a salvação de TODOS, ele nos explica o significado de sua morte através da comparação das fases da semente de trigo que traz em si todo o processo de como se tornou pão! O grão caiu na terra, morreu, produziu frutos e que depois de ser triturado tornou-se massa, e hoje sabemos que é o pão eucarístico, o alimento de muitos. E que traz força e coragem para estarmos também dispostos a morrer para nós mesmos e seguir Jesus!
https://www.krocmemphis.org/z6cpz9e9

A vida que é oferecida a TODOS que estão perecendo, Jesus é muito claro em suas palavras, ao predizer a sua crucificação nos fala que Ele seria levantado na cruz para ser crucificado e atrairia as pessoas para ELE para que através dele conheçam a DEUS.

E agora a escolha é de TODOS! Podemos nos render a esse mundo que oferece todos os dias oportunidades de mimos, prazeres e egoísmos impedindo o amadurecimento e crescimento na vida com Cristo OU podemos ser como os gregos e querer VER o Senhor! Esse “ver” que significa muito mais que um simples olhar, é entrar numa experiência muito mais profunda com Jesus, é querer conhece-lo, é querer segui-lo, é querer estar com Ele!

Luara Andrade Godoi de Morais (Leiga Mensageira do Amor Divino – núcleo de Curitiba)

Os comentários estão encerrados.