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Virtude deste mês: Pureza de Coração

MARIA E A VIRTUDE DA PUREZA DE CORAÇÃO

Por causa de tanta pureza, diz o Espírito Santo, é que a Virgem “é bela como a rola” (Ct 1, 9). Essa rola é Maria, a modestíssima Virgem, diz Apônio. De açucena chamam-na também: Assim como a açucena entre os espinhos, é a minha amiga entre as filhas (Ct 2, 2). Na opinião de Dionísio Cartuxo, é ela açucena entre os espinhos, porque as outras virgens, em oposição a Maria, são espinhos para si ou para outros. Ao contrário, Maria, com a sua só presença, insinuava a todos pensamentos e afetos de pureza. Isso confirma as palavras de são Tomás: A beleza da Santíssima Virgem despertava em quantos a viam o amor à pureza. São Jerônimo é do parecer que São José conservou a virgindade pela companhia de Maria. Refutando a heresia de Elvídio, que negava a virgindade da Mãe de Deus, diz o Santo doutor: Dizes que Maria não foi sempre Virgem, mas eu vou mais longe e afirmo que também São José permaneceu virgem por causa de Maria.
Na opinião de São Gregório Nazianzeno, a Santíssima Virgem era tão amante dessa virtude, que para conservá-la, estaria pronta para renunciar à dignidade da Mãe de Deus. É isso, com efeito, que se deduz da pergunta de Maria ao arcanjo: Como se fará isso, pois que não conheço varão? (Lc 1, 34). O mesmo afirma a resposta que deu: Faça-se em mim segundo a vossa vontade. Com esses termos significa que dá o seu consentimento, por ter sido certificada pelo anjo que se tornaria Mãe, unicamente, por obra do Espírito Santo.[…]
Três são esses meios, dizem com Belarmino os mestres da vida espiritual: o jejum, a fugida das ocasiões e a oração. Sob jejum entende-se a mortificação, principalmente dos olhos e da gula. Maria Santíssima, embora cheia da divina graça, foi mortificadíssima nos olhos. Trazia-os sempre baixos e nunca os fixava em pessoa alguma, como referem o Pseudo-Epifânio e São João Damasceno. E acentuam que, desde pequenina, causava admiração a todos por sua modéstia. Por isso foi apressadamente em visita a Isabel (Lc 1, 39), para ser menos vista em público. […]. Em suma, foi ela mortificada em todas as coisas, como insinua o texto dos Cânticos: As minhas mãos dilatam mirra (Ct 5, 5).
A fugida das ocasiões é o segundo meio para vencer o vício. Assim falam os Provérbios: o que evita os laços estará em segurança (11, 5). De onde então a palavra de São Felipe Néri: Na guerra aos sentidos só vencem os poltrões, isto é, aqueles que fogem da ocasião de pecado. Maria fugia, tanto quanto possível, à vista dos homens, como indica a pressa com que foi visitar sua prima. […].
O terceiro meio é a oração. Sem trabalho e contínua oração a nenhuma virtude chegou a Santíssima Virgem, como consta de uma sua revelação a Santa Isabel. Maria é pura e amante da oração, diz são João Damasceno; por isso não pode suportar os impuros. Mas quem a ela recorre, basta pronunciar-lhe o nome para ser livre desse vício. Dizia o venerável João d’Ávila que muitas pessoas venceram nas tentações contra a castidade, só por meio da invocação de Maria Imaculada.

Trecho adaptado de: Santo Afonso Maria de Ligório.

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