Característica da ALEGRIA, reflexão do Ano 2021
15 de janeiro de 2021
O Noviciado
5 de fevereiro de 2021

Dia Mundial da Vida Consagrada

02 de Fevereiro – Dia de celebrar a Vida Consagrada presente na Igreja, há 25 anos nós celebramos nesta data, iniciada pelo Papa João Paulo II (em 1997). Nos ensinando como é estreita ligação entre a festa da Apresentação do Senhor com o nosso chamado de Consagradas.

“O Dia da Vida consagrada será celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.

É sempre muito difícil falar de vocação, podemos entender de várias maneiras e é uma realidade muito pessoal de cada um. Mas dentro da vida de Igreja, podemos afirmar que VOCAÇÃO se traduz por CHAMAMENTO para seguir ainda mais de perto Jesus Cristo com suas particularidades (conhecidas como Vocações Específicas: Sacerdotal, Matrimonial, Religiosa e Leiga).

Vocação não é algo que se explica ou se entende, mas principalmente se sente. Um evento – um encontro que acontece entre Deus e a pessoa humana.
Na Vida Religiosa Consagrada que celebramos no dia de hoje, somos chamadas a nos colocarmos em seguimento de Jesus imitando seu jeito de ser, através dos Conselhos Evangélicos de Pobreza, Castidade e Obediência.

A missão da Vida Religiosa dentro do mundo é ser um sinal escatológico, ou seja, viver já aqui na Terra o que viveremos na Vida Eterna, é começar a construir desde já o Reino dos Céus, servindo aos irmãos, nos amando mutuamente, e cuidando da nossa criação. Em um mundo tão marcado e ferido pelo individualismo, pela ganancia e desejo de poder, pela competição e exploração de tudo e de tosos, somos convocados a viver contra a corrente, levando mais paz, justiça e amor àqueles que encontramos, tendo como único bem precioso – Deus em nossas vidas.

Como nos diz Santo Afonso “É preciso deixar tudo para ganhar Tudo”, esse tudo que é Deus, nos dá coragem e a força necessária para deixarmos nossos lares, nossos familiares e até outras possibilidades de vida para estarmos totalmente e inteiramente a serviço do povo e da Igreja.

Agradeçamos a Deus por tamanha graça e rezemos constantemente pelos religiosos e religiosas consagradas. Pois como nos diz o Papa Francisco: “As vocações nascem na oração e da oração. E só na oração podem perseverar e dar fruto”

Deus pode estar te chamando! Venha ser uma religiosa consagrada, uma Mensageira do Amor Divino! Junte-se a nós

Os comentários estão encerrados.