Reflexão da Carta de São Paulo aos Romanos 12,8-18.21
15 de dezembro de 2020
Dia Mundial da Vida Consagrada
2 de fevereiro de 2021

Característica da ALEGRIA, reflexão do Ano 2021


“Pratica da Alegria” “…a Irmã Mensageira do Amor Divino anuncia o Reino de Deus por sua piedade, ALEGRIA e zelo, respondendo com disponibilidade aos prementes apelos do Povo de Deus. ” (Const. nº 5)

Nossa espiritualidade do dia 12 é a pratica da Alegria e para nossa fundadora: “Alegria é sinônimo de paz e de compromisso”.
E nosso Papa Francisco começou seu pastoreio nos convidando a colocar em prática a Alegria Cristã: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria. Quero, com esta Exortação, dirigir-me aos fiéis cristãos a fim de os convidar para uma nova etapa evangelizadora marcada por esta alegria e indicar caminhos para o percurso da Igreja nos próximos anos. ” (EG 1).

Vamos então ficar com os pensamentos destes dois profetas da Alegria: Me. Felicy e Papa Francisco. Vamos entrar na afirmação da Madre: “ ALEGRIA É SINÔNIMO DE PAZ”, com este comentário de Papa Francisco: A alegria é o “respiro do cristão”, mas se trata de uma alegria de paz verdadeira e não enganosa, como a que oferece a cultura contemporânea, que “inventa tantas coisas para nos divertir”, tantos “momentos de doce vida”.

“A alegria cristã é o respiro do cristão. Um cristão que não é feliz no coração não é um bom cristão. É o respiro, o modo de se expressar do cristão, a alegria. Não é uma coisa que se compra ou o que faço com o meu esforço. Não. É um fruto do Espírito Santo. Quem faz a alegria no coração é o Espírito Santo”.

A alegria cristã assenta-se, segundo o Papa Francisco, sobre a sólida rocha da memória: não podemos esquecer, afirmou, “o que o Senhor fez por nós”, “regenerando-nos” para uma nova vida. E também não podemos esquecer o que nos espera: o encontro com o Filho de Deus. Memória e esperança são os dois elementos que permitem aos cristãos viver na alegria, não uma alegria vazia, mas uma alegria cujo “primeiro grau” é a paz.

“A alegria não é viver de risada em risada. Não, não é isso. A alegria não é ser divertido. Não, não é isso. É outra coisa. A alegria cristã é a paz. A paz que está nas raízes, a paz do coração, a paz que somente Deus pode dar. Esta é alegria cristã. Não é fácil guardar esta alegria”.

O mundo contemporâneo infelizmente contenta-se com “uma cultura não alegre”, “uma cultura que inventa tantas coisas para nos divertir”, muitos “momentos de doce vida”, mas que não satisfazem plenamente. A alegria, afirmou o Pontífice, “não é uma coisa que você compra no mercado”; “é um dom do Espírito”, e também vibra “no momento das tribulações, no momento da provação”.

Não há paz sem a cultura do cuidado

A cultura do cuidado, enquanto compromisso comum, solidário e participativo para proteger e promover a dignidade e o bem de todos, enquanto disposição a interessar-se, a prestar atenção, disposição à compaixão, à reconciliação e à cura, ao respeito mútuo e ao acolhimento recíproco, constitui uma via privilegiada para a construção da paz. «Em muitas partes do mundo, fazem falta percursos de paz que levem a cicatrizar as feridas, há necessidade de artesãos de paz prontos a gerar, com criatividade e ousadia, processos de cura e de um novo encontro».

Neste tempo, em que a barca da humanidade, sacudida pela tempestade da crise, avança com dificuldade à procura dum horizonte mais calmo e sereno, o leme da dignidade da pessoa humana e a «bússola» dos princípios sociais fundamentais podem consentir-nos de navegar com um rumo seguro e comum. Como cristãos, mantemos o olhar fixo na Virgem Maria, Estrela do Mar e Mãe da Esperança. Colaboremos, todos juntos, a fim de avançar para um novo horizonte de amor e paz, de fraternidade e solidariedade, de apoio mútuo e acolhimento recíproco. Não cedamos à tentação de nos desinteressarmos dos outros, especialmente dos mais frágeis, não nos habituemos a desviar o olhar, mas empenhemo-nos cada dia concretamente por «formar uma comunidade feita de irmãos que se acolhem mutuamente e cuidam uns dos outros».

Completando o pensamento da Madre: “ALEGRIA SINÔNIMO DE COMPROMISSO”, se alegria é a característica do cristão, o compromisso é o modo de como vivemos essa alegria, porque é nossa essência de batizadas, ou seja, é comprometer-se com o todo.

O Compromisso de viver nossos votos leva-nos a pensar como estou vivendo compromisso como pessoa, como mulher consagrada, como mensageira, como membro da Igreja e da comunidade Mensageira?

Esse Compromisso nasce nos detalhes mais simples do dia a dia. Por exemplo, acolher bem o dia que Deus nos concede, está ensolarado, obrigada; está chuvoso, obrigada Senhor e assim meu dia tem o compromisso e acolher as alegrias e tristezas que estão por vir.

Por ser sinônimo da alegria, o comprometimento não é peso, ou obrigação, mas a leveza de vivenciar radicalmente minha Consagração, e não querer realizar somente minhas vontades. O compromisso me ajudar a recordar tudo o que professei no dia de meus votos perante a Congregação: ser tudo para todos, na doação plena. O compromisso vai desde Deus à aquela planta do jardim, vai desde minha comunidade à Casa Comum, porque é liberdade alegre e cuidadora.

PARA PENSAR: Como Mensageira do Amor Divino, para comunicar e evangelizar a Alegria como tenho exercitado na minha vida pessoal e comunitária? Compromisso é responsabilidade é estar COM+PRO+MISSO=Unida em prol da Missão, como tem sido seu assumir a Missão que Deus lhe confiou?

Me.Kátia Regina Segateli,MAD

“Trindade Bailarina” Pintura original de Irmã Luzia Missionária da Trindade (Tema do 7º Encontro Trinitário em Aracaju Sergipe)

Leia também: ESPIRITUALIDADE DIARIA: A PRÁTICA DA ALEGRIA

Os comentários estão encerrados.