Dia Mundial da Vida Consagrada
2 de fevereiro de 2021
A Alegria É Regra Para Os Cristãos
12 de fevereiro de 2021

O Noviciado

Para ser uma religiosa Consagrada, a jovem precisa passar por várias etapas de formação ao longo do caminho. E uma delas é o NOVICIADO.

A Finalidade do Noviciado conforme a Congregação Para Os Institutos De Vida Consagrada E As Sociedades De Vida Apostólica nos diz é: «O noviciado, com o qual se começa a vida no instituto, destina-se a que os noviços conheçam melhor a vocação divina, a vocação própria do instituto, façam experiência do modo de viver do instituto, conformem com o espírito dele a mente e a coração e comprovem sua intenção e idoneidade». (nº45 Orientações Sobre A Formação Nos Institutos Religiosos)

O noviciado pode ter duração de um ou dois anos, podendo ainda ter um acréscimo de 6 meses. Isto varia para cada Congregação. Sendo um ano “canônico” e o outro “apostólico”
A Igreja exige que a (o) candidata (o) a Vida Religiosa, ao menos faça 1 ano de noviciado (12 meses exatos) podendo adiantar os votos e/ou se ausentar da casa de formação somente por 15 dias. A ausência que ultrapassar 15 dias, deve ser suprida, e se ultrapassar 3 meses tornará o Noviciado inválido.

Esse período do “Noviciado Canônico” é extremamente importante dentro da Vida Religiosa, pois é a etapa onde a jovem intensifica o conhecimento e a pertença sobre o Carisma da Congregação e sobre os Conselhos Evangélicos – Castidade –Pobreza – Obediência. Ela se confronta com os apelos da Igreja e firma o seu compromisso com o Senhor.

“Por isso a atrairei, conduzi-la-ei ao deserto e falar-lhe-ei ao coração” (Os 2,16)

O ano apostólico igualmente importante, ajuda a jovem a fazer uma experiência mais intensificada de Vida Fraterna e Apostólica (Apóstolo = Enviado) faz a experiência nas diversas missões e trabalhos da Congregação

“Eu vim trazer fogo à terra e o que quero Eu senão que ele se acenda?” (ls 12,49)

É importante que as noviças tenham uma vida fundamentada na experiência com Deus e uma firme convicção do seu amor por Ele. Que esse mesmo amor se transborde nas demais relações comunitárias e com os irmãos e irmãs. Que tenha uma maturidade emocional e afetiva, e uma grande disponibilidade para a missão. Que seja responsável e tenha o firme desejo de seguir Cristo Casto Pobre e Obediente.

Sendo assim, elas se preparam, solidificam a base de toda sua Vida Religiosa como Consagradas ao Senhor, pois o Noviciado é o Construir a casa sobre a rocha, tempo de podas, tempo de crescimento, tempo de provar a fé no fogo, mas com o auxílio do Senhor e a ajuda das irmãs.

Ao ingressar no Noviciado, as noviças recebem as Constituições da Congregação e o véu branco, sinal de sua entrega e de seu revestimento de Cristo.

Saiba mais sobre as etapas de formação: Clique aqui.

Os comentários estão encerrados.